“Oui, Oui…a França é Aqui!” utiliza o formato da revista-de-ano para contar os mais de 500 anos da influência da França no Rio de Janeiro. Como fio condutor da trama, o musical utiliza a comédia de costume, em um ato, “O Tipo Brasileiro”, de França Junior. Nesta peça o autor faz um apanhado da influência estrangeira no dia a dia da população carioca e com muito humor e picardia mostra o “estrangeirismo” que imperava no Rio de sua época. Fato que nos parece estranhamente contemporâneo.
“Após este meu terceiro texto para musical, percebo que minha maior inspiração é a própria cidade do Rio de Janeiro. Em Otelo da Mangueira fui a Shakespeare para retratar o Rio dos poetas mangueirenses da década de 40. Em Opereta Carioca, através de sambas de todos os estilos e épocas, narrei as peripécias de um casal mítico da nossa cidade – a cabrocha e o malandro. E agora, com Oui, Oui…a França é Aqui!, vou à França para ser o mais carioca possível! Enfim, sigo em busca de um teatro musical carioca”, diz Gustavo Gasparani.
O roteiro musical (logo abaixo) vai dos salões aos cortiços e morros cariocas, passando por inusitadas versões. E nessa mistura de ritmos e sons encontraremos um leve toque à francesa, ora nas letras, ora nas melodias das canções. Além de grandes sucessos do cancioneiro francês. E muitos personagens surpreendentes de todas as épocas cruzarão pela história num autêntico samba do crioulo doido.
Roteiro musical – Paris / Habanera / La Bohéme / Alouette / Fenetres ouvertes / Hey ho / Dominique / Fascinação / Sob o céu de Paris / Valsa de uma cidade / Samba-enredo Imperatriz Leopoldinense 1994 / Si tu vas à Rio / Sarambá / O Rei do creoléu (ou Grand monde do creoléu) / Aula de samba francês / Tem francesa no morro / Milord / Que reste-t-il des nos amours? / Les moulins de mon coeur / Que c’est triste Venise / Feuilles mortes / Cabelo no pão careca / Canção para inglês ver / Lady Marmelade / Can can / Garota Saint-Tropez / La choupetta / La vie en rose / Non, je ne regrette rien / For me, formidable / Clandestino / Votre toast: je peux vous le rendre / Os três pagodeiros do Rio / Um malandro em Paris / Menina fricote / Je suis la femme (Melô do piripipi) / O baião em Paris / Frère Jacques / Hymne à l’amour + Hino ao amor / Joujoux e balagandãs / La Marseillaise / Cidade maravilhosa
Com elenco de estrelas dos palcos e musicais cariocas, direção do premiado João Fonseca e texto de Gustavo Gasparani (autor dos sucessos “Otelo da Mangueira” e “Opereta Carioca”) e Eduardo Rieche (autor de “É samba na veia, é Candeia”), o espetáculo “Oui, Oui…a França é Aqui – A Revista do Ano” estreou em outubro de 2009 no Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën, no Centro. Depois de dois meses de sucesso de público e crítica, a temporada foi prorrogada e o musical restreou em janeiro cumprindo temporada até 18 de abril de 2010. O espetáculo acaba de sagrar-se vencedor do Prêmio Shell 2009 de Melhor Texto, além de ser indicado em outras três categorias – atriz (Solange Badim), música (Nando Duarte e João Callado) e direção (Fonseca).
Através da estrutura do teatro de revista, com números musicais e esquetes cômicos, o espetáculo retrata a influência francesa no Rio de Janeiro. A escolha do gênero para narrar essa “história-homenagem”, se dá pelo fato da Revista-de-ano ter surgido na França, no século XVIII, nas feiras de Saint-Laurent e Saint-Germain, em Paris. Seu criador, Lesage, não imaginava que a Revista se espalharia rapidamente pelo mundo durante a Belle époque, período em que a capital francesa era o centro cultural do mundo, ditando moda e costumes. Cinco anos após seu surgimento, a Revista-de-ano chegaria ao Brasil e encontraria em Arthur Azevedo a sua mais bela tradução.
Esse gênero de teatro conquistou a então capital federal, Rio de Janeiro, arrebatou platéias e se tornou um enorme sucesso de público. Começa assim a homenagem, ou exaltação, à influência francesa em nossa cidade. Mas essa influência não se deu apenas no teatro. Os hábitos e costumes, a música, a arquitetura, com a reforma do Rio de Pereira Passos e a criação do Theatro Municipal – uma réplica do Opéra – deram ao Rio, no início do século XX, a alcunha de Paris Tropical. Foi nesta época, também, que passou a ser chamada de Cidade Maravilhosa pela poetisa francesa Jean-Catulle Mendes. E, para coroar todo esse “afrancesamento”, descobrimos que até o santo padroeiro da cidade, São Sebastião, é de origem francesa.
A Revista-de-Ano caracterizava-se por passar em revista os fatos do ano que terminava. Tratava-se de uma resenha dos acontecimentos, teatralizada, musicada e com muito humor. Havia uma pequena história, um enredo tênue e ingênuo, mas flexível o bastante para desencadear o desfile dos principais fatos e figuras que se destacaram durante o ano. O enredo era desencadeado já no prólogo, que costumeiramente se dava numa região extraterrestre ou fora da cidade revistada durante o espetáculo. Havia uma dupla de apresentadores chamada de Compéres (ou Compadres). Un coup de théatre colocava um desses compadres em situação de perseguição, busca ou fuga. Iniciava-se, então, a ação de movimento. A correria pela cidade levava-os ao encontro de tipos e locais significativos para o público.
Texto: Gustavo Gasparani & Eduardo Rieche
Direção: João Fonseca
Elenco: Gottsha, Ester Elias, Solange Badim, César Augusto, Cristiano Gualda e
Gustavo Gasparani
Músicos: Fabiano Salek, João Bittencourt e Nando Duarte
Direção Musical: João Callado e Nando Duarte
Figurinos: Marcelo Olinto
Cenários: Nello Marrese
Iluminação: Paulo César Medeiros
Coreografia: Sueli Guerra
Preparação Vocal: Pedro Lima
Programação visual: Paula Joory
Direção de Produção: Alice Cavalcante
Assessoria de imprensa: Marcelo Rocha
Idealização e Realização: Gustavo Gasparani
- Teatro Maison de France, Rio de Janeio. De outubro de 2009 a abril de 2010.
- Teatro Fashion Mall, Rio de Janeiro. De julho a agosto de 2010.
- Participações no Festival de Curitiba (mar/2010), SESC Petrópolis (jul/2010) e no Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis (set/2010).
Indicado ao Prêmio Shell 2009 nas categorias Atriz (Solange Badim), Direção e Direção Musical. Indicado ao Prêmio APTR 2009 nas categorias Atriz Coadjuvante (Solange Badim) e Ator Coadjuvante (Cristiano Gualda), Prêmio Contigo de Teatro nas categorias Musical Nacional, Direção e Figurino, e Prêmio Qualidade Brasil nas categorias Espetáculo Musical, Direção, Atriz e Cenário.
Recebeu o Prêmio Shell 2009 de Melhor Autor – Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche.
AS CRÍTICAS
“É justo que a mais alegre comemoração do ano França-Brasil tenha lugar no Teatro Maison de France…O elenco de ‘Oui Oui’ tem a alegria e o humor de quem faz um trabalho prazeroso e está empenhado em uma alegre comunicação com o público. Com humor e irreverência, a perfeita ilustração da França que mora aqui.”
Barbara Heliodora – O Globo – Nov/09
“Ranzinzas, conservadores, mal-humorados, treme – ela voltou. E voltou com a benção de sua mãe pátria, a França, e a mordacidade carioca mais corrosiva…Trata-se de mais um marco histórico na busca de uma nova era para o musical carioca”
Tânia Brandão – O Globo – Nov/09
“A peça parece mesmo trabalho de companhia. Solange Badim, impagável como a francesa Torre Eiffel, Cristiano Gualda, Marya Bravo, Gottsha, César Augusto e Gustavo Gasparani num tour de force de canto e humor, se integram bem e se divertem junto com o público”
Cristiane Jatahy – O Globo – Nov/09
“Dirigido por João Fonseca, o musical retrata com bom humor a influência francesa no Brasil. Em formato de revista do ano, gênero surgido na França no século XVIII, a montagem é costurada por esquetes e números musicais impagáveis entoados por seis atores-cantores de alto nível”
Letícia Pimenta – Veja Rio – Nov/09
“Na cuidadosa seleção musical, sucessos da chanson se alternam com sambas sobre a França em uma empolgante e despretensiosa aula de história.”
Revista Veja Rio
“O verdadeiro espírito da cidade”
O Globo Indica