Champagne & Confusão,
uma comédia impoliticamente correta
A comédia francesa “Panique au Ministère”, de Jean Franco e Guillaume Mélanie, inédita no Brasil, estreia no Teatro Maison de France, rebatizada como “Champagne & Confusão, uma comédia impoliticamente correta” (subtítulo original), em versão traduzida por Cédric Gottesmann, adaptada por Jacqueline Laurence e dirigida por Fernando Philbert (diretor de “O Escândalo Philippe Dussaert”, com Marcos Caruso).
No elenco estão Sylvia Bandeira, Erika Riba, Joelson Medeiros (atualmente no ar em “Tempo de Amar”), Rafael Canedo(atualmente no ar em “Brasil a Bordo”) e Thais Belchior.
Sucesso absoluto em seu país de origem, onde estreou em 2009, “Champagne & Confusão, uma comédia impoliticamente correta” entrelaça histórias e personagens que, para proteger segredos ou pequenas mentiras de ocasião, acabam mergulhados em situações mirabolantes das quais não sabem mais como sair.
Cédric Gottesmann, tradutor e idealizador do projeto, assistiu à peça em 2010 na França, e a define como uma fusão entre o vaudeville (comédias repletas de intrigas, entra-e-sai frenético de atores ou maridos escondidos no armário) e a comédia de boulevard (comédias populares francesas que reuniam o povo nos boulevards/avenidas): “A nossa montagem é uma fusão abrasileirada do vaudeville com a comédia de boulevard, uma comédia leve e popular. Quando assisti, na França, me diverti muito, mas também vi consistência, pois a peça fala do amor possível entre pessoas de mundos diferentes. Meu objetivo, com esta produção, é oferecer um divertimento de qualidade, e o único prêmio que espero é o riso do público.”
Mas é também uma peça que fala sobre a liberdade e sobre o direito de ser feliz, não importando em que idade ou condições, mas vivendo, amando e trabalhando.
“O que você não faria por amor? O que você não faria para realizar um grande sonho profissional? E se te colocassem em um lugar que não é o seu, no qual você não gosta? Mudar! Mudar! “Champagne & Confusão, uma comédia impoliticamente correta” é uma comédia sobre as mudanças necessárias na vida, sobre vencer os preconceitos e medos e seguir a vida em um belo brinde com a alegria!” explica o diretor, Fernando Philbert.
No gabinete de um Ministério de Educação, o Ministro Luiz (Joelson Medeiros) se vê obrigado a estabelecer um padrão para o tamanho dos uniformes usados pelas alunas de todo o país. Às voltas com a estranha tarefa, acaba embaraçado em suas próprias confusões amorosas com Sara (Thais Belchior), com quem mantém um romance secreto. Sara é filha de sua chefe de gabinete, a rígida Gabriela (Erika Riba) que, por sua vez, apaixona-se por Erik (Rafael Canedo), um jovem auxiliar de serviços gerais do gabinete. Enquanto isso, Cecília (Sylvia Bandeira), mãe de Gabriela, ex-atriz, mulher libertária e um tanto louca, que já teve seus tempos de glória no palco, quer agora voltar para o showbizz, e todos os dias visita sua filha no gabinete e ensaia o novo show que pretende estrear num bar gay.
Texto: Jean Franco e Guillaume Mélanie
Tradução: Cédric Gottesmann
Adaptação: Jacqueline Laurence
Direção: Fernando Philbert
Elenco / Personagem:
Sylvia Bandeira / Cecília
Joelson Medeiros / Luiz
Rafael Canedo / Erik
Erika Riba / Gabriela
Thais Belchior / Sara
Cenário: Natália Lana
Figurinos: Marcelo Marques
Iluminação: Vilmar Olos
Direção Musical: Maíra Freitas
Direção de Produção: Alice Cavalcante
Realização: Sábios Projetos e Teatro Maison de France
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany Artísticas e Sábios Projetos